Com aproximadamente 30 quilômetros de extensão, é o primeiro a operar com vapor superaquecido,inaugurado no dia 20 de janeiro de 2010, localizado no município de Alto do Rodrigues, na microrregião do Vale do Assu, mesorregião do Oeste Potiguar, é o primeiro a operar com vapor superaquecido, e de imediato irá aumentar a produção de petróleo do estado em 18 mil barris por dia.
Em sua primeira etapa, o Vaporduto (Projeto de Injeção Contínua de Vapor) injetará 170 toneladas de vapor por hora nos campos de produção de Estreito e Alto do Rodrigues.
O vapor gerado será distribuído através de uma rede de dutos para 42 poços de petróleo localizados no campo de Estreito. O vapor injetado no poço quando aquece, diminui a viscosidade e empurra o óleo para os poços receptores.
A Petrobrás investiu mais de 200 milhões de dólares na construção. E conta com um plano de expansão no qual constam quatro projetos que visam um crescimento na produção diária de óleo, passando dos atuais 75 mil para 115 mil barris, nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.
FONTE - SITE DA PETROBRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário